Ford desenvolve um “smartboné” para caminhoneiros não dormirem ao volante
Não, o boné não vai fazer você ganhar as quedas-de-braço – mas o wearable conta com sensores que interpretam os movimentos da cabeça do motorista para impedir que ele durma enquanto dirige

Imagem de Ford desenvolve um “smartboné” para caminhoneiros não dormirem ao volante no tecmundo
Bonés e caminhões: poderia muito bem ser uma referência a “Falcão: O Campeão dos Campeões”, mas é a nova tecnologia criada pela Ford para ajudar os motoristas a não dormirem enquanto dirigem.
O “Boné Alerta”, como é chamado, é um wearable que vem com diversos sensores que são capazes de monitorar os movimentos da cabeça do caminhoneiro e que emitem avisos sonoros, vibratórios e visuais caso perceberam que o condutor do bruto esteja caindo no sono. O alerta orienta o motorista a fazer uma parada de descanso antes de seguir com a viagem.
O desenvolvimento envolveu um estudo para identificar quais os movimentos da cabeça da pessoa que está sonolenta ao volante. A partir daí, os dados foram transferidos para uma unidade central de processamento no boné, conectada a um acelerômetro e um giroscópio que permite a associação aos padrões identificados.
“A Ford é a primeira montadora a pensar em um wearable para utilização enquanto o motorista está ao volante e que pode contribuir para a prevenção de acidentes”, explicou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
Foram oito meses e 5 mil quilômetros de testes feitos com um grupo até o patenteamento e certificação da tecnologia, mas não há planos para produção e comercialização no curto e médio prazo. Ainda assim, a montadora quer dividir a tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar sua chegada ao mercado.
O que não foi esclarecido, no entanto, é se ele ajuda você a ganhar nas quedas de braço.